Como negociar IPVA atrasados?

O pagamento do IPVA é uma obrigação de todo proprietário de veículo no Brasil. Em outros países há impostos semelhantes com valores diferenciados. Por aqui o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deve ser pago na data mas o atraso é negociável. Saiba como quitar o IPVA atrasado a seguir.

A funcionalidade do IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é uma taxa de pagamento anual de todos os donos de carros, motos, caminhões, sejam eles para transporte de passageiros ou não. O boleto para pagamento pode ser retirado no sistema do Detran, como é o caso do IPVA 2018 SP, mas também pode ser pago diretamente no órgão se houve extravio. 

A taxa do IPVA é cara e em muitos estados como São Paulo o valor é superior para o mesmo veículo. Mas esta é a principal forma de arrecadar dinheiro dos donos de veículos para melhoras as condições da vida para eles mesmo. É com esta verba que são construídas estradas e vias, criadas novas sinalizações e mudanças estruturais no trânsito brasileiro. 

Pagar o IPVA é importante para o Departamento de Trânsito (Detran) de cada estado ter verba para trabalhar. O número de atrasos chega a mais de 30% dos proprietários, segundo dados divulgados pelo Detran. Mas o atraso pode ser sanado sem problemas se o dono do veículo quiser quitar seu débito. 

IPVA atrasado pode ser pago?

Pagamento do IPVA é lei. Ele deve ser pago mesmo se o veículo não está em circulação. Quando em atraso ele deve ser rebocado porque está proibido de circular nas ruas. 

Quando o IPVA começa a entrar em atraso? A partir do primeiro dia após o vencimento da primeira parcela. Ele é dispostos para o contribuinte para pagamento à vista ou parcelado. Pagando há vista há um desconto de até 10% e parcelado paga-se o total. 

Depois dessa data o documento se torna inválido para pagamento e há juros e multas. O passo a passo é negociar a dívida em dois locais:

  • O Detran mais próximo de sua cidade;
  • A sede da Secretaria da Fazenda(Sefaz) mais próxima.

Como negociar o IPVA atrasado passo a passo

Apenas o proprietário do veículo ou terceiros com uma autorização por escrito podem fazer esta negociação. Devem levar em mãos documento oficial com foto como a CNH (se não for motorista pode ser a identidade), CPF, documento do veículo e comprovante de residência. 

No Detran ou na Sefaz a negociação é feita da mesma forma. O proprietário demonstra seu interesse em pagar e são somados os débitos e mais os juros até aquela data. Abatimento só nos juros e não no valor total a ser pago do Imposto. 

O proprietário informa qual a sua melhor forma de pagamento e depois o boleto é impresso para aquela data em até dois dias. A partir dai é só pagar e já entra o pagamento no sistema e remove a dívida. Caso não seja pago a visita aos órgãos competentes deve ser refeita e uma nova negociação realizada.