O que levar em conta na hora de alugar um carro para trabalho

A industria de aluguéis de bens está cada vez mais ativa. Hoje, a locação de veículos é mais comum do que imaginam. Tanto que esse tipo de empréstimo é feito até mesmo para quem utiliza o transporte como instrumento de trabalho. Por exemplo, para os motoristas de aplicativos. Veja a relação entre as vantagens e desvantagens do processo.

Como funciona o aluguel de veículos

Uma série de empresas fornece como serviço o aluguel de carros. Os interessados têm a opção de adquirir o serviço por diárias, no caso de viagens próximas ou para algum tipo de emergência.

E ainda, a possibilidade de assinar o contrato para o aluguel do veículo mensalmente. Fazendo a renovação da locação conforme a política da empresa, normalmente a cada 30 dias.

Existe ainda a facilidade de fazer o aluguel por meio de aplicativo, ou pelo site da fornecedora. Realizando o pagamento por meio de cartão de crédito e cadastrando os dados necessários do motorista.

O locador deve comparecer até a agência desejada, escolher o carro conforme suas necessidades, e fazer o pagamento. Alegando que possui todas as exigências necessárias para adquirir o veículo, como habilitação em dia.

O que está incluso no valor do aluguel do carro

No contrato fica descrita quais as condições para o aluguel e as taxas inclusas. Caso opte pelo contrato mensal, por exemplo, o motorista pagará um valor mais em conta comparado a locação diária. E não precisa se preocupar com o pagamento de impostos.

Todos os tributos cobrados sobre o automóvel são responsabilidade da agência. Por exemplo, o seguro DPVAT, IPVA e o licenciamento. O que diminuiu o custo que é tido com um veículo próprio. O licenciamento MG 2020, por exemplo, custa em média R$102,41.

Normalmente, para o aluguel são cobrados valores referentes a:

  • Tempo de locação;
  • Cobertura do seguro;
  • Manutenção do automóvel.

A agência também costuma fornecer um plano com os quilômetros permitidos para rodagem. Podendo ser calculados de forma semanal ou mensal.

Saiba se você deve alugar um carro para trabalho

Antes de adquirir o automóvel próprio é comum que as pessoas façam pesquisas sobre valores, autonomia de combustível, impostos e motor. Para saber mais sobre os impostos anuais cobrados em todos os estados, acesse: licenciamento2020.com.br

Caso opte por realmente fazer o aluguel do veículo e utiliza-lo para trabalho, é importante considerar:

  • Valor semanal/mensal das agências de locação;
  • Formas de pagamento;
  • Custo benefício do aluguel;
  • Escolha do carro ideal: conforto, capacidade motora, mecanização, tamanho e uso de combustível;
  • Percursos a serem percorridos.

A Uber possui algumas empresas parcerias que fornecem valores mais acessíveis no aluguel para os motoristas da rede.